terça-feira, 11 de junho de 2013

Olá habitantes deste planeta incoerente, que é chamado de Terra mas tem muito mais água. Vamos sacudir a poeira desse corpo porque dia d@s namorad@s é amanhã e você ainda não comprou o perfume da Jequiti pra presentear seu amor!

Eu estava vendo a novela esses dias (não me pergunte qual, apenas parei em frente a TV e tava passando) e ouvi uma expressão popular que já escutei várias vezes na vida, mas por algum motivo naquele momento me chamou atenção: “Mulher gosta de ser bem tratada”.



Todo mundo já ouviu isso alguma vez né? Passa batido, parece até algo carinhoso, não? Pois é, como muitas expressões populares, essa também carrega uma visão conservadora e no mínimo machista.
“Mas dona Vulva, a expressão diz até que as mulheres devem ser bem tratadas! Você tá vendo coisa onde não tem, tá ficando paranoica!” Será mesmo?

Primeiro vamos nos perguntar por que “mulher” e não qualquer pessoa. Somente as mulheres gostam de serem bem tratadas? Homens não gostam? Esse é o tipo de cavelheirismo escroto que ensina que mulheres são seres frágeis, e que devem ser tratadas com cuidado, amor, pois são sensíveis. E o homem? Este tem que ser forte, seguro, firme.

Agora vamos analisar o contexto em que essa fala geralmente é usada. Na cena da novela, uma mulher encoraja um homem a entregar flores a sua amada como forma de pedir desculpas, e isso daria resultado porque mulher gosta de ser bem tratada. O bom tratamento exposto é mandar flores. Sim amigues, porque tratar a mulher bem é dar presentes, compra-la! Tratar a mulher bem é levar pra viajar, pagar a conta, dar uma joia. Afinal, a mulher precisa de algum bem material pra se sentir especial, não é? Percebem a visão machista dessa expressão?

O que é tratar bem alguém? Seria agir com respeito, reconhecer a dignidade daquela pessoa, trata-la da
mesma forma como gostaria que ela te tratasse? Sim, se a gente falar de forma genérica é essa ideia que vem a cabeça. Mas como é tratar uma mulher bem? Na mesma hora pensamos em: levar a um restaurante caro, viajar pra algum lugar legal, dar um anel de diamante, propor casamento, etc e tal. Isso é machismo purinho!

Essa fala serve pra mostrar o quanto a gente repete algumas expressões sem perceber o tipo de visão que ela reforça. “Ah, então a mulher não deve ser bem tratada?” Claro que deve, assim como qualquer pessoa nesse mundão! Devemos tratar todos de forma igual, e não tratar as mulheres bem porque consideramos elas inferiores, sensíveis, que precisam de alguém forte ao lado pra se sentir segura. No caso da situação da novela, o cara poderia ir lá e pedir desculpas pelo que fez, ou se não fez que fosse lá esclarecer a situação. Enfim, que ele fosse conversar com a mulher, assim como faria com um amigo, com seu chefe, com um colega de trabalho. Ao surgir um desentendimento, procuramos resolve-lo, simplesmente. Não vejo um cara mandar entregar flores pro seu amigo porque no dia anterior os dois discutiram por causa de futebol. Por que a mulher precisaria das flores pra poder resolver a situação?

Enfim, tudo isso é pra você refletir sobre esse cavalheirismo que esconde um machismo profundo, e comemorar de forma bacana com sua/seu companheir@ esse dia d@s namorad@s. Beijos dasvulva!

1 comentários:

Unknown disse...

Acho que você deve ser uma mulher muito amargurada